Já é sabido o tanto de benefícios que a prática de exercícios físicos pode proporcionar, tanto na parte muscular, cardiovascular e no sistema respiratório. O exercício também pode ajudar na prevenção de certas doenças e reduzir a pressão arterial, na melhora da diabetes, regulação do colesterol entre outros.
![](https://static.wixstatic.com/media/3ced50_5de00aa8697e4d7f9c02ddbcdc334f1f~mv2.jpg/v1/fill/w_509,h_339,al_c,q_80,enc_auto/3ced50_5de00aa8697e4d7f9c02ddbcdc334f1f~mv2.jpg)
Relação exercício físico e trato gastrointestinal.
O trato gastrointestinal está relacionado desde a mastigação, deglutição (engolir), digerir, absorver e excretar resíduos que não são úteis para o organismo.
O exercício físico pode ter efeitos positivos e negativos sobre o trato gastrointestinal, a depender da intensidade do exercício.
Estudos demonstram que a prática de exercícios de baixa intensidade a moderados podem contribuir de forma positiva para o funcionamento desse sistema, inclusive, um estudo de 2006 analisou e concluiu que os exercícios possuem um efeito protetor sobre o trato gastrointestinal. A prática habitual de exercício físico protege e contribui para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no tratamento de pessoas com sintomas de distúrbios gastrointestinais.
É citado nesse estudo de 2006, a melhora no quadro de constipação e redução do uso de laxantes após a combinação da prática de exercícios de intensidade moderada com alimentação.
Outros estudos citados nesse paper também relatam que a atividade física podem diminuir o risco de diverticulite, visto há mais casos dessa patologia em pessoas sedentárias, sendo uma das explicações a diminuição do tempo de trânsito intestinal promovida pelo exercício.
Profissionais capacitados
Concluímos que o exercício produz uma variedades de efeitos sobre o trato gastrointestinal, podendo ser negativos ou positivos. Uma boa alimentação pode otimizar a digestão e absorção durante o exercício e reduzir sintomas prejudiciais. Dessa forma, buscar boas orientações de profissionais especializados na área irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Gostou dessa dica?
Compartilhe com a pessoa que você quer que saiba dessa informação!
Ah! Aproveita para me seguir nas redes sociais onde compartilho outras dicas nutricionais!
Texto por Douglas Orsi - Personal Trainer e Consultoria.
Instagram: douglasorsi_
Comments