top of page
  • 001
  • Instagram
  • Facebook ícone social
Buscar

Emagrecer parece uma tarefa fácil.

Foto do escritor: André Toyomura  CRN-3 69826André Toyomura CRN-3 69826

Atualizado: 24 de mar. de 2023


garfo com fita métrica com fundo amarelo. Texto sobre emagrecimento

Quando você pensa em começar um processo de emagrecimento, acredita que é somente comer menos?


Tenho que te contar que é um processo muito mais complexo que isso.



Regulação do intestino e controle da inflamação.


Para começar, seu corpo precisa estar funcionando bem. Isso quer dizer que seu intestino precisa estar regulado, a inflamação do seu corpo precisa estar controlado - sim, quando há acúmulo de células de gordura no seu corpo, há muito mais liberação de substâncias que provocam inflamação no seu corpo.


Afinal, como fazer essa regulação?


O primeiro passo é analisar qual o tipo de alimentação que você está tendo. O alto consumo de produto industrializados processados ou ultraprocessados, carnes vermelhas, álcool, alimentos mais queimadinhos favorecem a quebra do equilíbrio do seu intestino.


Para regular o seu intestino, você deve começar com aumento de ingestão de fibras, os quais irão servir de alimentos para as bactérias boas. Criando um ambiente equilibrado entre as bactérias positivas e negativas, fator que vai restaurar a parede do seu intestino, fazendo com que o filtro do que é absorvido melhore.


Ingerindo mais fibras, você vai aumentar também a ingestão de substâncias anti inflamatórias e antioxidantes, pois as verduras e frutas que são fontes de fibras possuem essas substâncias.



Controle e manejo do estresse.


Além de fazer essa regulação do intestino e da inflamação, é preciso analisar o fator estresse, muito comum nos dias atuais. O estresse faz com que aumente a produção do hormônio que prejudica o funcionamento do corpo. Procure atividades que favoreçam o controle ou a diminuição do seu estresse.



Higiene do sono.


Seu sono precisa ser de qualidade! Muitas pessoas pensam que dormir mais horas é sinônimo de qualidade, o que não quer dizer que você está dormindo bem.


O consumo de bebidas e alimentos que possuem cafeína no final do dia atrapalha muito a qualidade do sono, porque não permitem que você atinja o sono mais profundo.


Bebidas alcoólicas possuem o mesmo efeito da cafeína no seu corpo. Muitas pessoas se confundem imaginando que quando fazem ingestão de álcool, dormem melhor, mas por trás de tudo isso, seu corpo está tendo que trabalhar mais para eliminar o álcool, pois ele se torna uma substância tóxica.



Deficiência de nutrientes.


Deficiência de vitaminas e minerais também interferem no processo de emagrecimento, porque seu fígado que faz o processo de detoxificação, pode estar com deficiência de enzimas, as quais fazem a eliminação de substâncias que te fazem mal.


A produção dessas enzimas são dependentes de vitaminas e minerais, que são adquiridos pelo seu corpo em sua maioria de frutas, verduras e legumes.


Notadamente o consumo desse tipo de alimentos vem diminuindo cada vez mais nos dias atuais.



Comer menos não quer dizer que você vai emagrecer.


Para emagrecer, muitas pessoas acham que bastam comer menos, o que necessariamente não quer dizer que você está ingerindo menos calorias.


Cada tipo de alimento possui uma concentração de calorias diferente, por isso, é muito importante você escolher quais alimentos vai comer no dia a dia.


Alimentos considerados mais calóricos não precisam ser excluídos da sua vida. Você precisa entender que sua vida não vai ser comendo comidas de baixa densidade calóricas para vida toda, precisa fazer adequações e saber respeitar o seu copo, aprender a escutar os sinais que ele dá informando que você já está saciada.



Tipos de fome.


Além dos fatores acima descritos, há os tipos de fome.


Fome emocional, fome social, fome situacional e fome específica fazem parte do cotidiano e precisam ser reconhecidas para que você saiba lidar com elas.


Fome emocional, é como o nome diz, aparece quando sua emoção entra no controle, situações de estresse, cansaço, merecimento, alegria, tristeza e outros entram nessa fome e a fuga que você acaba encontrando é a comida. Muitas vezes você come muito mais quantidade de alimentos mais calóricos e hiperpalatáveis.


Fome social é quando você vai a um encontro com amigos, familiares, comemorações que envolvem outras pessoas. Isso faz com que você coma mais sem saber, porque se encontra em um ambiente mais descontraído e apresenta alimentos mais irresistíveis e chamativos.


Fome situacional é quando você não sente a necessidade de comer, mas ao ver determinado alimento, como em um vitrine de uma doceria por exemplo, fica com a vontade de comer.


A fome específica envolve geralmente a vontade de comer quando você fica muito tempo sem comer o seu alimento preferido, tendo como gatilho, a relação de lembranças boas que esse alimento traz.



Por isso emagrecer é complexo.


Está vendo porque emagrecer não é simplesmente sair cortando alimentos da sua vida e comendo menos?


Existe todo um complexo que te envolve, ainda mais quando a comida é ligada a fatores culturais e sociais.


Você também não acumulou seu peso de uma hora para outra, eles foram acumulados ao longo de muitos anos. Por isso, tenha paciência e continue com o seu processo, não desista, porque você vai conseguir alcançar o seu objetivo.


Conte com profissionais que te acompanhem nesse processo, isso tornará tudo mais leve.


Espero que tenha ficado claro como o emagrecimento é complexo e que tenha conseguido te ajudar um pouco.


Grande abraço.












Comments


Nutricionista
em
Campinas

© Todos os direitos reservados a André Toyomura - Nutricionista em Campinas | CRN-3 69826
bottom of page