![Vários bowls na mesa com um mão segurando um pote de mel](https://static.wixstatic.com/media/11062b_f0a3e6fd6bba4f6b9a1bc38098b49c9e~mv2_d_3717_2974_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_784,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_f0a3e6fd6bba4f6b9a1bc38098b49c9e~mv2_d_3717_2974_s_4_2.jpg)
Quando você pensa em começar a emagrecer, logo associa que precisa fechar a boca. O erro começa com esse pensamento.
Você acaba restringindo os alimentos que mais gosta por um período de tempo e começa a emagrecer, mas no meio do processo, acaba vindo aquela vontade de comer sua comida preferida. Você tenta lutar, mas acaba cedendo e comendo muito, porque a vontade estava bem grande.
Se identificou com a situação acima? Ela é mais comum do que parece.
Antes de tudo, você precisa identificar o estado nutricional em que se encontra. Verificar se você está inflamada. Sim! A obesidade ou má alimentação causam inflamação.
Para ter um bom resultado no processo de emagrecimento, você precisa dar combustível para que seu corpo possa trabalhar de forma correta.
O emagrecimento é diminuir a quantidade de gordura do seu corpo. Está associado a peso, mas perder peso não quer dizer que você está emagrecendo, pois muito do seu peso pode estar sendo influenciado pelo seu nível de hidratação.
E o que influencia o nível de hidratação? Vários fatores, como alta ingestão de produtos industrializados ultraprocessados, ricos em sódio que fazem com que você retenha mais líquido. Você estar em período menstrual, desregula seus hormônios e isso também tem influência no seu nível de hidratação. Exagerou nos carboidratos no dia anterior?
Você não aumentou a sua quantidade de gordura, mas sim a quantidade de água que o carboidrato reteve no seu corpo.
Está vendo quantas variáveis podem interferir na retenção de líquidos no seu corpo? Isso interfere no seu peso na balança.
Como fazer para o corpo diminuir a quantidade de gordura?
Você precisa fazer o seu corpo usar o depósito de gordura que você possui como fonte de energia.
E como fazer isso?
Tudo que você come possui calorias, fora os alimentos que são zero calorias.
Portanto, tudo que você come no dia é somado, resultando em um total de calorias. Vamos colocar como exemplo, 2.000 kcal.
Mas você usa 1.800 kcal no seu dia, isso é calculado com base na energia que seu corpo precisa para fazer as funções básicas do seu corpo: fazer seu coração bater, respirar, como por exemplo. É somado a energia necessária para que você possa realizar atividades física como trabalhar, andar e cozinhar. Precisa verificar se você também pratica alguma atividade física, e o quanto de energia é gasto para digestão de alimentos. Sim! Você gasta energia quando come.
Percebe que a quantidade que você ingeriu está 200 kcal acima? É esse saldo positivo que o seu corpo vai acumulando. Dessa forma, para que o emagrecimento aconteça, precisa ingerir menos que 1.800 kcal.
Contudo, isso não é tão fácil quanto parece. Com certeza você pensou que basta comer menos ou fechar a boca. Mas ao comer menos e os alimentos errados, pode fazer com que você acabe ficando com fome, isso pode não ser sustentável a longo prazo, ou até mesmo, você pode desenvolver uma compulsão.
Fechar a boca pode não ser uma boa ideia, porque seu corpo entra em estado de alerta e começa a economizar energia, assim, você não consegue emagrecer.
Achar que emagrecimento é um processo fácil, está muito enganada. Pode ter inúmeras variáveis por trás e o mais difícil de todos é manter o emagrecimento, e para isso, você precisa aprender o quanto comer e como comer.
Abraços do nutri.
Comments